Artigos
O tratamento da endometriose

Você sabia que a endometriose pode afetar de 10 a 15% das mulheres? A Zumm Ribeirão entrevistou o médico especialista em reprodução humana José Vitor Zanardi (CRM/SP 130.097) sobre o assunto.


Zumm Ribeirão: Qual a formação do especialista em endometriose?

José Vitor Zanardi: A endometriose não é considerada uma especialidade médica. É uma doença tratada principalmente pelo ginecologista. No meu caso, a minha formação foi a residência de Ginecologia e depois Reprodução Humana, na USP. Durante cinco anos, atuei no ambulatório de dor pélvica do Hospital das Clínicas e desenvolvi meu doutorado em endometriose, o que me permitiu bagagem para o tratamento de dor e infertilidade, que são as principais dificuldades em pacientes com endometriose.

Z.R.: Existem diferentes tratamentos para a doença?

J.V.Z.: Sim. Utilizamos medicamentos e mudanças em estilo de vida e alimentação, além de, muitas vezes, cirurgia.

Z.R.: Como é a cirurgia nesse caso?

J.V.Z.: A cirurgia é muito importante principalmente para o tratamento da dor que não melhora com outras opções. Essas podem ser bastante complexas, incluindo a abordagem de outros órgãos. Por isso, a importância da equipe e de um centro especializado em endometriose.

Z.R.: Qual a formação da equipe que atua no tratamento da doença?

J.V.Z.: Podem ser fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. E, nos casos de cirurgia, são importantes os médicos de outras áreas, como cirurgiões do aparelho digestivo e urinário.

Z.R.: Como professor, qual a mensagem passada aos alunos sobre a endometriose?

J.V.Z.: É fundamental que toda a sociedade tenha conhecimento da existência dessa doença, que, às vezes pode ser devastadora para a qualidade de vida e até comprometer a saúde mental. Sempre enfatizo a necessidade de acolher as portadoras na sua dor e no seu desejo de se tornarem mães.

CLÍNICA FECUNDITÀ
Av. Luis Eduardo Toledo Prado, 870
Torre 2 - Salas 319 e 320
Centro Empresarial Iguatemi
CEP 14027-250 - Ribeirão Preto - SP - Brasil
ATENDIMENTO
Segunda à sexta das 8h às 18h
+55 16 3911 8493
atendimento@clinicafecundita.com.br
© 2024. Clínica Fecundità.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Opção Comunicação
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR