Artigos
O que é Laparoscopia?

Laparoscopia ou cirurgia laparoscópica, também chamada de cirurgia minimamente invasiva, é um moderna técnica cirúrgica em que as operações são realizadas através de pequenas incisões (geralmente 0,5-1,5 cm) na parede abdominal ou em outras partes do corpo da paciente.

Atualmente, graças à evolução da tecnologia, pode-se acessar praticamente todos os órgãos do corpo humano com aparelhos contendo, na extremidade que é introduzida no corpo, uma mini câmera que transmite imagens em alta resolução para monitores de vídeo e que podem ser gravadas para estudos posteriores. Este procedimento é chamado, então, videolaparoscopia. Usada primitivamente quase só para fazer diagnósticos, a videolaparoscopia atual permite colher material para biópsias e praticar intervenções cirúrgicas antes só possíveis a céu aberto (cirurgias abertas).

 

Como é feito a laparoscopia?

Geralmente o paciente é internado e submetido à anestesia geral e, conforme a cirurgia, pode deixar o hospital no mesmo dia ou um pouco mais à frente. A laparoscopia consiste em que o médico faça uma pequena incisão na região a ser examinada ou tratada, por onde introduz o laparoscópio (aparelho por meio do qual irá visualizar e tratar a região abordada), um fino tubo de fibras óticas, através do qual pode visualizar os órgãos internos e fazer intervenções diagnósticas ou terapêuticas. Outras pequenas incisões podem ser necessárias para introduzir os instrumentos cirúrgicos. Os instrumentos usados na videolaparoscopia são idênticos aos usados nas cirurgias tradicionais, só que mais delicados. Se a cirurgia for no abdômen, uma certa quantidade de gás (dióxido de carbono) é introduzida dentro da cavidade abdominal a fim de expandi-la e criar um campo de trabalho para se realizar a cirurgia. Esta técnica tem a vantagem de ser minimamente invasiva e ocasionar, consequentemente: menor trauma cirúrgico, menos sangramento intra-operatório, menor dor pós-operatória, recuperação pós-cirúrgica mais rápida, retorno precoce às atividades habituais e ao trabalho, cicatrizes menores, redução de taxa de infecções e a diminuição de aderências pós-operatórias.

Quais cirurgias são possíveis por laparoscopia?

Praticamente todas as cirurgias abdominais, como por exemplo:

CLÍNICA FECUNDITÀ
Av. Luis Eduardo Toledo Prado, 870
Torre 2 - Salas 319 e 320
Centro Empresarial Iguatemi
CEP 14027-250 - Ribeirão Preto - SP - Brasil
ATENDIMENTO
Segunda à sexta das 8h às 18h
+55 16 3911 8493
atendimento@clinicafecundita.com.br
© 2024. Clínica Fecundità.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Opção Comunicação
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR