Artigos
Reversão de Laqueadura

A reanastomose tubária ou reversão tubária, é um método cirúrgico usado para reverter a ligadura das trompas, e pode ser uma opção para as mulheres, que por várias razões, desejam restabelecer sua fertilidade.  Sabemos que a trompa (ou tuba uterina) é um órgão delicado, de forma canalicular, responsável pelo encontro do óvulo com o espermatozóide, bem como pelo transporte do embrião em formação para a cavidade uterina.

Sabemos que a laqueadura ainda é um dos métodos de anticoncepção de longa data mais usados, e quando há desejo de gestação após a sua realização, temos basicamente dois métodos principais: a reversão da laqueadura ou a reprodução assistida (fertilização in vitro).

A reversão da laqueadura é um procedimento muito delicado, pois as tubas são milimétricas. Usualmente esta cirurgia é realizada por laparoscopia, com o intuito de retirar a porção da trompa laqueada e fazer união dos dois lados com uma sutura de fio bem delicado.

O sucesso desta operação depende de muitos fatores:

Em condições ideais, a taxa de gravidez pode chegar até 80%, sendo em média em torno de 40 a 50%.  Esta chance de sucesso, bem como o tempo para alcançar a concepção após a cirurgia de reanastomose tubária, é influenciada pelos fatores acima.

Os riscos são baixos, mas, como em qualquer procedimento cirúrgico, incluem complicações anestésicas, sangramento, infecção ou dano a outros órgãos. Após a reversão tubária, o risco de gravidez ectópica (gravidez tubária) aumenta de 1 em 100 para 5 em 100 gestações.

CLÍNICA FECUNDITÀ
Av. Luis Eduardo Toledo Prado, 870
Torre 2 - Salas 319 e 320
Centro Empresarial Iguatemi
CEP 14027-250 - Ribeirão Preto - SP - Brasil
ATENDIMENTO
Segunda à sexta das 8h às 18h
+55 16 3911 8493
atendimento@clinicafecundita.com.br
© 2024. Clínica Fecundità.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Opção Comunicação
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR